Resgatando o charme dos tradicionais bailes, o Baile Voador irá promover um esquenta de Carnaval na noite desta sexta-feira, 1º de fevereiro, ao reunir atrações de peso em um festival no Ilha Shows, em Vitória. Nomes locais, como a dupla Los Noronha, a cantora Gabriela Brown, a mulherada do BatuQdellas, a turma do Som de Fogueira, e o projeto Bota Som Oficial, vão dividir o palco com duas atrações nacionais – o fenômeno pop baiano ÀTTØØXXÁ e a carioca MC Pocahontas.

Em seu sexto ano, o Baile Voador ganha uma edição inédita em formato “festival” multiplataforma, indo para além do Carnaval. Segundo Bruno Lima, da Sagui Produções, o baile nasceu com o propósito maior de fomentar a cultura autoral capixaba, indo além do Carnaval. “O Baile Voador funciona como um evento que celebra a alegria, antes, durante e após o Carnaval. Buscamos abraçar outros movimentos culturais para celebrar a diversidade do que acontece em Vitória”, explica. Hoje a “franquia” Baile Voador segue como agenda obrigatória da cena local, com desdobramentos que percorrem desde a energia dos blocos do Centro até a musicalidade da Rua da Lama, em Jardim da Penha.

Nesse sentido, o Baile Voador Festival deste ano vai mais além, e promove a união entre música e arte. O artista plástico mineiro Rodrigo Britto irá realizar um “live painting”, pintura em tempo real, durante o evento, de um painel de mais de dois metros de comprimento. Rodrigo, que acumula fama nacional e internacional, foi notícia recentemente ao assinar o painel que ocupa o saguão do novo aeroporto de Vitória. Para o festival, o artista revela que sua inspiração será a diversidade, já que o Carnaval é uma festa popular, para todos.

E mais, em uma parceria com o La Tinta Tattoo Studio, o Baile Voador vai contar, ainda, com flash tattoos durante o evento. Serão mais de 60 desenhos disponíveis para tatuagem, pelas mãos de quatro profissionais de peso, os quais Heder Alves, Vam Hallen, Ramon Martins e Monique Löbach.

 

Da Bahia ao Rio

A pluralidade musical é uma das assinaturas do Baile Voador Festival. As atrações concentram músicos de três estados brasileiros, dois deles grandes expoentes da música popular – Bahia e Rio de Janeiro.

Os baianos do ÀTTØØXXÁ buscam romper barreiras com sua sonoridade pop, dando destaque a questões que envolvem respeito e liberdade, que dizem muito sobre a necessidade de incluir a massa como protagonista em um novo contexto dentro das manifestações da música baiana, como o Carnaval. Da Baixada Fluminense, a MC Pocahontas leva o “girl power” e o empoderamento feminino para o seu funk, conquistando seu lugar ao sol com o ritmo que hoje é sinônimo de brasilidade nos quatro cantos do globo.

O Espírito Santo, por sua vez, vem sendo muito bem representado pela diversidade musical traduzida no line-up de atrações. O grupo BatuQdellas mostra a que veio com uma bateria formada exclusivamente por mulheres, um dos hits do Carnaval de rua de Vitória. Já o duo Los Noronha promove uma salada musical ao misturar ritmos bem brasileiros, onde a ordem maior é não ficar parado. A cantora Gabriela Brown irá levar suas composições autorais para o palco do Ilha Shows. O projeto Bota Som Oficial, por sua vez, que ocupa semanalmente a Rua da Lama, vai eleger uma turma de DJs para incendiar a pista do baile.

Outra novidade que passa a integrar a programação do Baile Voador é o Som de Fogueira, em uma iniciativa que busca incentivar o consumo de música local pelos turistas e pelos próprios capixabas.

 

Som de Fogueira canta junto

Nossa estratégia de campanha pro Festival de carnaval Baile Voador é lançar em cada edição uma música inédita em parceria com músicos locais. As músicas serão lançadas com exclusividade na página do YouTube do Projeto Na Lama (https://goo.gl/4FCiwp). A expectativa do Som de Fogueira é, em agosto, lançar um álbum com essas canções inéditas, listadas a seguir.

01/02 – Apresentação da música “Se liga na Blitz”, com participação do músico Flávio Marão, da banda projeto Feijoada, no Baile Voador Festival, Ilha Shows

01/03 – Apresentação da música “Me abraça”, com participação do Forró Bemtivi, no Baile Voador, Ilha Shows.

06/03 – Apresentação da música “Fernanda”, com participação da cantora Fernanda Montalvão, no Embrazado ( quarta de cinza Voa Carnafogueira )

 

Carnaval

O festival promete ainda ser um “esquenta” do que vem por aí. Segundo Bruno Lima, da Sagui Produções, o calendário de festividades em 2019 promete movimentar Vitória, com eventos que seguem agora do início de fevereiro até a quarta-feira de cinzas, em março.

Além do Baile Voador Festival, Bruno revela que o já tradicional Bloco das Magrelas Voadoras irá colorir as ruas da capital no domingo, 17 de fevereiro. Em seguida, já durante o Carnaval, o Baile Voador segue em seu sexto ano, na noite do dia 1º de março, de volta ao Ilha Shows. Por fim, a Rua da Lama irá fervilhar com o Voa Carnafogueira, o “bloquinho” do projeto Som de Fogueira.

 

Serviço:

Baile Voador Festival

Atrações: ÁTTOOXXÁ, Mc Pocahontas, BatuQdellas, Los Noronha, Gabriela Brown, Som de Fogueira e projeto Bota Som Oficial. “Live Painting” com Rodrigo Brito.

Quando: 1º de fevereiro, sexta-feira, a partir das 22h

Onde: Ilha Shows (Alameda Ponta Formosa, 350, Praia do Canto, Vitória)

Quanto (meia): Pista 3º lote a R$ 50,00 e Camarote 2º lote a R$ 70,00

Vendas: Jaklayne Joias (Grande Vitória), Soft Modas (Guarapari), Acesso Vip Vitória (Shopping Vitória), X-Ray Lan House (Guarapari), Central de Aviamentos (Av. Vitória), Casa de Bamba (Centro de Vitória), Mistura’s Bar (Bairro República), Vam Instrumentos (Av. N. Senhora da Penha), Espírito Cacau (Praia do Canto), Café Bamboo (Praia do Canto), Cabana Classic Surf (Jardim Camburi), Shop Ayala (Shop Norte Sul, Jd Camburi), Estúdio La Tinta (Jardim Camburi) e  Blueticket.com.br

Classificação etária: 18 anos